Foi realizada, no dia 19/02/24, na Diretoria de Ensino de São Carlos a apresentação do Parlamento Jovem São-carlense, em sua edição de 2024, para as escolas estaduais de segundo grau do município. Estiveram presentes na oportunidade o vereador Gustavo Pozzi, a Dirigente de Ensino Débora Costa Blanco e vice-diretores das escolas. Foram oferecidas informações sobre como cada estabelecimento pode participar e abordados os temas e aspectos da organização.
Na sequência do calendário na quarta-feira, dia 21, será realizada uma live às 10h30 na Câmara Municipal, na qual o vereador Pozzi, o presidente da Câmara Marquinho Amaral e a dirigente de Ensino Débora Blanco falarão diretamente aos estudantes do ensino médio, que poderão obter orientação de como elaborar o projeto e tirar dúvidas sobre a participação no Parlamento Jovem São-carlense 2024. A live será transmitida pelos canais oficiais da Câmara Municipal (Youtube, Facebook e TV Câmara).
No dia 29 de fevereiro será realizada a inscrição dos participantes no Parlamento Jovem com os 21 melhores projetos selecionados pela Diretoria de Ensino. Nos dias 13, 14 e 15 de março, no horário das 14 às 16 horas, serão realizados os trabalhos do Parlamento Jovem São-carlense na Câmara Municipal.
O Parlamento Jovem é um projeto criado em 2018 com a finalidade dos alunos e alunas vivenciarem uma jornada legislativa jovem, que muito se assemelha ao processo legislativo real. Os estudantes selecionados tomam posse como vereadores e vereadoras jovens e participam ativamente de todo o processo, dando voz às suas ideias.
A dirigente de Ensino Débora Costa Blanco destacou que para a rede de ensino o projeto “tem uma importância muito grande porque está alinhado com o nosso currículo e itinerários formativos, desenvolve a oralidade, letramento e também, principalmente, a cidadania que precisamos desenvolver em todas as escolas, desde os pequenos até os adultos”.
O vereador Gustavo Pozzi frisou que o Parlamento Jovem “é um momento de aprendizado do aluno que pode vivenciar na prática todo o trabalho legislativo e receber orientação sobre as funções dos vereadores e do prefeito, um trabalho muito importante realizado por meio dessa parceria firmada há algum tempo entre a Câmara Municipal e a Diretoria de Ensino”.
“Sem a Diretoria de Ensino esse projeto não seria possível, uma vez que é na Diretoria de Ensino e nas escolas estaduais que estão os alunos do ensino médio de nossa cidade; agradeço à dirigente Débora por estar sempre disposta a desenvolver esse projeto com a Câmara Municipal”, concluiu Gustavo Pozzi.